Quero Emprego

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (OE201903/0232)

Receber anúncios semelhantes por e-mail

Caracterização do Posto de Trabalho

1)Requisitos gerais da candidatura:
Nos termos do número 1 do artigo 10.º do Estatuto da Carreira de Investigação Científica, é requisito geral para a candidatura ao presente concurso:
a)Ser titular de grau de Doutor em Biologia Vegetal, Agronomia, Fisiologia vegetal, Ecofisiologia vegetal, ou áreas afins.
b)Ser detentor(a) de um currículo científico e profissional que revele um perfil adequado à atividade a desenvolver.
Caso o doutoramento tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, o mesmo tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de Agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data da assinatura do contrato de trabalho.

Observações

Ref. CP-ADA I&D- 04/2019
O presente procedimento de recrutamento é documental, tem caráter internacional e rege-se pelas disposições constantes do D.L. n.º 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho.
O presente concurso é aberto ao abrigo do contrato programa para apoio ao desenvolvimento de atividades de I&D, celebrado entre a FCT,I. P., e a UNL e em conformidade com o previsto no n.º 4 do artigo 28.º do regulamento do emprego científico (REC), publicado no DR pelo regulamento n.º 607 -A/2017 de 22 de novembro.
I – Despacho de autorização do Reitor
O presente concurso foi aberto por despacho de 19 fevereiro de 2019 do Reitor da UNL, proferido após a celebração do acima referido contrato programa entre a FCT, I. P., e a UNL, a confirmação da existência de adequado cabimento orçamental e de que o posto de trabalho agora concursado se encontra previsto no mapa de pessoal do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier e aí caracterizado pela categoria.
II – Descrição do posto de trabalho:
1)Local de Trabalho:
Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier
Morada : Av. da República, 2780-157 Oeiras
2)Conteúdo Funcional
O procedimento é aberto para recrutamento de um Investigador para a Área Científica de Ciências de Plantas, sub-área Ecofisiologia e Fenotipagem.
O posto de trabalho implicará o arranque de um novo laboratório, para o desenvolvimento de estudos de interações bióticas e abióticas em plantas, ao nível genético e molecular, em condições laboratoriais e de campo, e uso de fenotipagem de precisão para relacionar a genómica com a ecofisiologia das plantas e a agronomia, explorando o vasto leque de técnicas actualmente disponíveis para avaliar o desempenho e a produtividade vegetal, considerando a eficiência do uso dos recursos.
Os recentes avanços conseguidos no desenvolvimento de ferramentas moleculares e genéticas para acelerar o melhoramento de plantas, bem como a possibilidade de avaliar quantitativamente características das culturas (como o rendimento ou a resistência a doenças) permitem a aplicação de sistemas de informação fornecendo métodos e interfaces para interoperabilidade de conjuntos de dados de diferentes fontes. Espera-se assim que o investigador explore a compreensão mecanicista das respostas das plantas ao meio ambiente e às alterações climáticas, estabelecendo colaborações estratégicas ao nível académico dentro e fora do Instituto, mas também com o sector privado.
Objectivos da Agenda 2030:
Objectivo 2- Erradicar a fome (alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável);
Objectivo 12- Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis.
3)Remuneração e legislação aplicável:
Valor correspondente à categoria de Investigador Auxiliar (195) da Carreira de Investigação Científica.
Prevê-se que o contrato tenha início em julho 2019. Contrato de trabalho a termo incerto (ao abrigo do art.º 18.º e alínea b) e do n.º 1 e n.º 3 do artigo 6.º, do D.L. n.º 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho), terá a duração inicial de 36 meses, eventualmente renovável.
1)Documentos que devem instruir a candidatura:
a)Carta de motivação, incluindo uma curta apresentação dos objectivos de trabalho para os próximos 6 anos;
b)Certidão comprovativa do grau de doutor em área científica;
c)Curriculum do candidato, organizado de acordo com a sistemática do ponto III 2) deste Edital;
d)Trabalhos mencionados no CV;
e)Contactos de duas referências.
As candidaturas devidamente instruídas com os documentos supramencionados deverão ser apresentadas no prazo de 60 dias úteis, a contar da data da publicação em Diário da República.
2)Todos os documentos deverão ser enviados num único ficheiro PDF, por e-mail para concursos@itqb.unl.pt indicando a referência constante no topo do Edital, no assunto
3)A falta de quaisquer documentos probatórios, que não puder ser oficiosamente suprida, determinará a rejeição da candidatura.
V – Métodos de seleção e definição das respetivas ponderações:
Avaliação curricular (avaliação do Curriculum vitae e da carta de motivação, de acordo com o especificado nos requisitos gerais e especiais) - 90% e Entrevista - 10%
VI – Composição da Comissão de Seleção:
A comissão de seleção, nomeada por despacho do Diretor do Instituto de Tecnologia Química e Biológica de 1 de março de 2019 tem a seguinte composição:
Presidente: Professora Doutora Maria Margarida Oliveira
1º Vogal: Doutora Isabel A. Abreu,
2º Vogal: Doutor: Nelson José M. Saibo
1º Vogal suplente: Doutora Carlota Vaz Patto,
2º Vogal suplente: Doutora Inês Cardoso Pereira
VII - Avaliação das candidaturas:
Terminado o prazo das candidaturas a Comissão de Seleção reúne para avaliação e ordenação dos candidatos.
1)Métodos de seleção e definição das respetivas ponderações:
Avaliação curricular (avaliação do Curriculum vitae, da carta de motivação e dos planos de investigação futura, de acordo com o especificado nos requisitos gerais e especiais) - 90%
Entrevista - 10%.
No caso de não haver lugar a entrevista, por não existir mais que um candidato, a avaliação curricular tem uma ponderação de 100%.
A indicação dos métodos de seleção, suas ponderações e sistema de classificação consta da Ata nº 1 das reuniões do Júri, disponível em http://www.itqb.unl.pt/jobs/ CP-ADA I&D -04/2019.
2)Notificação dos Resultados: Todos os candidatos serão informados das decisões por e-mail
Política de não discriminação e de igualdade de acesso:
O ITQB NOVA promove ativamente uma política de não discriminação e de igualdade de acesso, pelo que nenhum/a candidato/a pode ser privilegiado/a, beneficiado/a, prejudicado/a ou privado/a de qualquer direito ou isento/a de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.
Nos termos do Decreto-Lei nº 29/2001, de 3 de fevereiro, o/a candidato/a com deficiência tem preferência em igualdade de classificação, a qual prevalece sobre qualquer outra preferência legal. Os/as candidatos/as devem declarar no formulário de candidatura, sob compromisso de honra, o respetivo grau de incapacidade, o tipo de deficiência e os meios de comunicação/expressão a utilizar no processo de seleção, nos termos do diploma supramencionado.
O Aviso integral deste procedimento estará disponível na página eletrónica da FCT http://www.eracareers.pt/ e na página eletrónica do ITQB NOVA http://www.itqb.unl.pt/jobs/ CP-ADA I&D -04/2019

Pixel tracking

Enviar e-mail
A partir de € 3,192

Localidade:Lisboa
Contrato:Desconhecido
Tipo:Full-Time
Categoria:Professor universitário
Enviar e-mail

Este anúncio de emprego foi adicionado automaticamente pelo nosso sistema. Se houver alguma confusão com a descrição, aconselhamos a ver a oferta original, no website de origem

Empresa

Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier - ITQB NOVA - Institute of Chemical and B


Ver mais anúncios

O tempo é o teu bem mais valioso

Descobre como a nossa lista é ordenada e como melhora a tua experiência